(62) 3092-6492 | (62) 3092-6432 | Rua T-64, esquina com rua S-3, n°351, Setor Bela Vista, Goiânia-GO
Nossa escola será representada por alunos da segunda fase do fundamental
que devem montar robôs capazes de resgatar vítimas em cenários de desastres
Goiânia recebe no próximo sábado, 27/08, a Etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O evento, com entrada gratuita, acontecerá no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG) das 8h às 18h, com rodadas de competição previstas para iniciar às 10h, 14h às 16h.
A etapa faz parte da Modalidade Prática da Olimpíada onde cerca de 50 equipes formadas por alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas, devem montar e programar robôs capazes de realizar, em um ambiente de simulação, o resgate de vítimas em um cenário de desastre. As equipes Lassale são: BRAINBOTS, CYBERCOOKIES, e também a equipe IPETRONIC, formada por ex-alunas.
Para Meigna Ferreira, coordenadora do ensino fundamental anos finais do Colégio Lassale, a robótica educacional proporciona aos estudantes o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos para resolver problemas, com estratégias eficientes, usando a tecnologia. ¨Nesse processo há uma mobilização para o trabalho colaborativo, o protagonismo e a criatividade dos envolvidos. Por desenvolver competências e habilidades importantes para o século 21 é que a nossa escola acredita e investe nas aulas de robótica¨, ressalta a coordenadora.
De acordo com o professor Walisson Gôbbo, da Jumper Robótica Educacional, empresa responsável pelas aulas de robótica na escola e com vasta experiência em instituições goianas, as equipes estão em treinamento desde janeiro. Para Walisson, que tem outras duas escolas competindo, é um grande momento em que o alunos poderão mostrar o que aprenderam ao longo das aulas. ¨Dentre os desafios desta etapa incluem seguir uma linha preta, passar por lombadas, seguir um caminho correto em uma encruzilhada, superar rampas e gangorras, desviar de obstáculos, dentre outros¨, destaca.
A competição
A OBR é uma competição onde os alunos precisam desenvolver um robô para resgatar vítimas em um ambiente hostil de desastres naturais. A ideia é que os alunos, com a orientação do professor, desenvolvam um robô que supere diversos tipos de desafios e que no final resgate vítimas (representadas por bolinhas pretas/mortas e prateadas/vivas) para assim ajudar em possíveis desastres.
Na etapa estadual, os participantes concorrerão nas categorias de melhor robô, melhor programação, prêmio de inovação, prêmio maker, dentre outros. Além disso, as equipes que obtiverem melhores resultados poderão ganhar uma vaga para representar o estado de Goiás na OBR Nacional que acontecerá na cidade de São Bernardo - SP, no mês de outubro.
Modalidades
As equipes de competidores são formadas por, no máximo, quatro alunos e estão divididas em três níveis: o nível 0 e 1 é voltado aos alunos do ensino fundamental e o nível 2 aos do ensino fundamental, médio e técnico, com grau diferente de dificuldade a ser enfrentado pelos competidores.
No nível 0 e 1, há uma simulação de resgate e o robô competidor precisa encontrar uma vítima, superando várias adversidades. Já no nível 2, além de encontrar a vítima durante a simulação, o robô deve resgatá-la, passando também por diversos obstáculos e cruzamentos. Cada nível conta com três rodadas de disputa nas categorias fácil, médio e difícil.
Digite a senha para acessar!